Muitas vezes organizar um departamento de atendimento técnico de forma a reduzir os custos pode ser uma tarefa desafiadora.
A boa notícia é que com um planejamento bem feito e estratégias assertivas, você consegue sim realizar a gestão do atendimento técnico comercial da sua empresa e ainda diminuir as despesas.
Para promover os melhores atendimentos técnicos a sua empresa precisa pôr em prática uma série de medidas técnicas que podem ser:
Ao usar essas medidas acima é possível:
Agora veja alguns processos que auxiliam na organização da equipe e proporcionam um bom atendimento.
Criar um checklist é o primeiro passo para organizar sua equipe de atendimento técnico comercial, pois assim é possível realizar o atendimento de forma mais profissional e cuidadosa.
Com um checklist customizado, pode relembrar detalhes destacados no atendimento inicial, o contato do cliente, prazo de entrega, entre outros – então não hesite em anotar as demandas de trabalho com atenção – afinal o cliente é seu ativo mais importante.
Confira os pontos essenciais que devem constar no seu checklist de atendimento:
Criar categorias de atendimento auxilia muito na organização da equipe – mesmo uma divisão simples de atendimento externo e interno.
A tecnologia ajuda neste processo de organizar sua equipe de atendimento técnico comercial. Investir em aplicativos de gerenciamento online é útil e permite acompanhar as tarefas e atendimentos realizados.
O software de atendimento facilita grandemente na organização das equipes – melhorando desde a rotina de trabalho dos operadores, escalas de colaboradores para os atendimentos, evitando desorganização e sobrecarga.
Esse tipo de sistema é de suma utilidade porque:
A nossa dica final sobre como estruturar uma equipe de atendimento técnico comercial com excelência é o acompanhamento. Se você não realizar medições de resultados é impossível saber se a atuação dos colaboradores está sendo satisfatória para o cliente ou está deixando a desejar.
Mensurar os resultados não é apenas analisar números – é preciso que se faça verificações:
de todos os casos – em especial daqueles que receberam uma classificação ruim.
Quando ocorrerem casos com feedback negativo é preciso compreender a situação de forma global e identificar o operador ou a equipe que recebeu aquela classificação a fim de fornecer orientação para que tais situações não se repitam.
Colocando em prática essas dicas e estratégias com toda a certeza você vai organizar uma equipe que atua com precisão e profissionalismo, garantindo clientes satisfatórios.
Conheça o Sistema GPM Gestão Produtividade e Materiais para aumentar os resultados em sua operação!
Acompanhe as nossas atualizações!
Fale agora com um de nossos especialistas: